“AL BÁCARA” (A VACA)

Revelada em Madina, 286 versículos.
2ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Alef, Lam, Mim(5)
.
2 Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos
temente a Deus;
3 Que crêem no incognoscível, observam a oração e
gastam daquilo com que os agraciamos;
4 Que crêem no que te foi revelado (ó Mohammad), no que
foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida.
5 Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes
serão os bem-aventurados.
6 Quanto aos incrédulos, tento se lhes dá que os
admoestes ou não os admoestes; não crerão.
7 Deus selou os seus corações e os seus ouvidos; seus
olhos estão velados e sofrerão um severo castigo.
8 Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e
no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis(6)
.
9 Pretendem enganar Deus e os fiéis, quando só enganam
a si mesmos, sem se aperceberem disso.
10 Em seus corações há morbidez, e Deus os aumentou
em morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas
mentiras.
11 Se lhes é dito: Não causeis corrupção na terra,
afirmaram: Ao contrário, somos conciliadores.
12 Acaso, não são eles os corruptores? Mas não o sentem.
13 Se lhes é dito: Crede, como crêem os demais humanos,
dizem: Temos de crer como crêem os néscios? Em
verdade, eles sãos os néscios, porém não o sabem.
14 Em quando se deparam com os fiéis, asseveram:
Cremos. Porém, quando a sós com os seus sedutores,
dizem: Nós estamos convosco; apenas zombamos deles.
15 Mas Deus escarnecerá deles e os abandonará,
vacilantes, em suas transgressões.
16 São os que trocaram a orientação pelo extravio; mas tal
troca não lhes trouxe proveito, nem foram iluminados.
17 Parecem-se com aqueles que fez arder um fogo; mas,
quando este iluminou tudo que o rodeava, Deus extinguiulhes
a luz, deixando-os sem ver, nas trevas.
18 São surdos, mudos, cegos e não se retraem (do erro).
19 Ou como (aquele que, surpreendidos por) nuvens do
céu, carregadas de chuva, causando trevas, trovões e
relâmpagos, tapam os seus ouvidos com os dedos, devido
aos estrondos, por temor à morte; mas Deus está inteirado
dos incrédulos.
20 Pouco falta para que o relâmpago lhes ofusque a vista.
Todas as vezes que brilha, andam à mercê do seu fulgor e,
quando some, nas trevas se detêm e, se Deus quisesse,
privá-los-ia da audição e da visão, porque é Onipotente.
21 Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem
como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-
íeis virtuosos(7)
.
22 Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um teto, e envia
do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso
sustento. Não atribuais rivais(8)
a Deus, conscientemente.
23 E se tendes dúvidas a respeito do que revelamos ao
Nosso servo (Mohammad), componde uma surata
semelhante à dele (o Alcorão), e apresentai as vossas
testemunhas, independentemente de Deus, se estiverdes
certos.
24 Porém, se não o dizerdes – e certamente não podereis
fazê-lo – temei, então, o fogo infernal cujo combustível
serão os idólatras e os ídolos; fogo que está preparado
para os incrédulos.
25 Anuncia (ó Mohammad) os fiéis que praticam o bem
que obterão jardins, abaixo dos quais correm os rios. Toda
vez que forem agraciados com os seus frutos, dirão: Eis
aqui o que nos fora concedido antes! Porém, só o será na
aparência. Ali terão companheiros imaculados e ali
morarão eternamente(9)
.
26 Deus não Se furta em exemplificar com um
insignificante mosquito(10)
ou com algo maior ou menor do
que ele. E os fiéis sabem que esta é a verdade emanada
de seu Senhor. Quanto aos incrédulos, asseveram: Que
quererá significar Deus com tal exemplo? Com isso desvia
muitos e encaminha muitos outros. Mas, com isso, só
desvia os depravados.
27 Que violam o pacto com Deus, depois de o terem
concluído; separam o que Deus tem ordenado manter
unido e fazem corrupção na terra. Estes serão
desventurados.
28 Como ousais negar a Deus, uma vez que éreis inertes e
Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos
ressuscitará e então retornais a Ele?
29 Ele foi Quem vos criou tudo quando existe na terra;
então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual fez,
ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente.
30 (Recorda-te ó Profeta) de quando teu Senhor disse aos
anjos: Vou instituir um legatário na terra! Perguntaram-Lhe:
Estabelecerás nela quem alí fará corrupção, derramando
sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores,
glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós
ignorais.
31 Ele ensinou a Adão todos os nomes e depois
apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim
e estiverdes certos(11)
.
32 Disseram: Glorificado sejas! Não possuímos mais
conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque
somente Tu és Prudente, Sapientíssimo.
33 Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E
quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus):
Não vos disse que conheço o mistério dos céus e da terra,
assim como o que manifestais e o que ocultais?

34 E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão!
Todos se prostraram, exceto Lúcifer(12)
que,
ensoberbecido, se negou, e incluiu-se entre os incrédulos.
35 Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso(13)
com a tua
esposa e desfrutai dele com a prodigalidade que vos
aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque
vos contareis entre os iníquos.
36 Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do
estado (de felicidade) em que se encontravam. Então
dissemos: Descei!(14)
Sereis inimigos uns dos outros, e, na
terra, tereis residência e gozo transitórios.
37 Adão obteve do seu Senhor algumas palavras de
inspiração(15)
, e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o
Misericordioso.
38 E ordenamos: Descei todos aqui! Quando vos chegar
de Mim a orientação, aqueles que seguirem a Minha(16)
orientação não serão presas do temor, nem se atribularão.
39 Aqueles que descrerem e desmentirem os Nossos
versículos serão os condenados ao inferno, onde
permanecerão eternamente.
40 Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as
quais vos agraciei. Cumpri o vosso compromisso, que
cumprirei o Meu compromisso, e temei somente a Mim.
41 E crede no que revelei, e que corrobora a revelação que
vós tendes; não sejais os primeiros a negá-lo, nem
negocieis as Minhas leis a vil preço, e temei a Mim,
somente,
42 E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a
oculteis, sabendo-a.
43 Praticai a oração pagai o zakat(17)
e genuflecti,
juntamente com os que genuflectem.
44 Ordenais, acaso, às pessoas a prática do bem e
esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o
Livro? Não raciocinais?
45 Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que
ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes,
46 Que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele
retornarão.
47 Ó Israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as
quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos
contemporâneos.
48 E temei o dia em que nenhuma alma poderá advogar
por outra, nem lhe será admitida intercessão alguma, nem
lhe será aceita compensação, nem ninguém será
socorrido!
49 Recordai-vos de quando vos livramos do povo do
Faraó, que vos infligia o mais cruel castigo, degolando os
vossos filhos e deixando com vida as vossas mulheres.
Naquilo tivestes uma grande prova do vosso Senhor.
50 E de quando dividimos o mar e vos salvamos, e
afogamos o povo do Faraó, enquanto olháveis.
51 E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de
Moisés(18)
e que vós, em sua ausência, adorastes do
bezerro, condenando-vos.
42 Então, indultamo-vos, depois disso, para que ficásseis
agradecidos.
53 E de quando concedemos a Moisés o Livro e o
Discernimento, para que vos orientásseis!
54 E de quando Moisés disse ao seu povo: Ó povo meu,
por certo que vos condenastes, ao adorardes o bezerro.
Voltai, portanto, contritos, penitenciando-vos para o vosso
Criador, e imolai-vos mutuamente(19)
. Isso será preferível,
aos olhos do vosso Criador. Ele vos absolverá, porque é o
Remissório, o Misericordioso.
55 E de quando dissestes: Ó Moisés, não creremos em ti
até que vejamos Deus claramente! E a centelha vos
fulminou, enquanto olháveis.
56 Então, vos ressuscitamos, após a vossa morte, para
que assim, talvez, Nos agradecêsseis.
57 E vos agraciamos, com as sombras das nuvens e vos
enviamos o maná(20)
e as codornizes, dizendo-vos: Comei
de todas as coisas boas com que vos agraciamos! (Porém,
o desagradeceram) e, com isso, não Nos prejudicaram,
mas prejudicaram a si mesmos.
58 E quando vos dissemos: Entrai nessa cidade(21)
e comei
com prodigalidade do que vos aprouver, mas entrai pela
porta, prostrando-vos, e dizei: Remissão! Então,
perdoaremos as vossas faltas e aumentaremos a
recompensa dos benfeitores.
59 Os iníquos permutaram as palavras por outras que não
lhe haviam sido ditas, pelo que enviamos sobre eles um
castigo do céu, por sua depravação.
60 E de quando Moisés Nos implorou água para o seu
povo, e lhe dissemos: Golpeia a rocha com o teu cajado! E
de pronto brotaram dela doze(22)
mananciais, e cada grupo
reconheceu o seu. Assim, comei e bebei da graça de
Deus, e não cismeis na terra, causando corrupção.
61 E de quando dissestes: Ó Moisés, jamais nos
conformaremos com um só tipo de alimento! Roga ao teu
Senhor que nos proporcione tudo quanto a terra produz:
suas hortaliças, seus pepinos, seus alhos, suas lentilhas e
suas cebolas! Perguntou-lhes: Quereis trocar o melhor pelo
pior? Pois bem: Voltai para o Egito(23)
, onde terei que
implorais! E foram condenados à humilhação e à
indigência, e incorreram na abominação de Deus; isso,
porque negaram os versículos os versículos de Deus e
assassinaram injustamente os profetas. E também porque
se rebelaram e foram agressores.
62 Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim
todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e
praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu
Senhor e não serão presas do temor, nem se atribuirão.
63 E de quando exigimos o vosso compromisso e
levantamos acima de vós o Monte(24)
, dizendo-vos: Apegaivos
com firmeza ao que vos concedemos e observai-lhe o
conteúdo, quiçá (Me) temais.
64 Apesar disso, recusaste-lo depois e, se não fosse pela
graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco,
contar-vos-íeis entre os desventurados.
65 Já sabeis o que ocorreu àqueles, dentre vós, que
profanaram o sábado; a esses dissemos: “Sede símios
desprezíveis!”(25)
66 E disso fizemos um exemplo para os seus
contemporâneos e para os seus descendentes, e uma
exortação para os tementes a Deus.
67 E de quando Moisés disse ao seu povo: Deus vos
ordena sacrificar uma vaca. Disseram: Zombas, acaso, de
nós? Respondeu: Guarda-me Deus de contar-me entre os
insipientes!
68 Disseram: Roga ao teu Senhor para que nos indique
como ela deve ser. Explicou-lhes: Ele afirma que há de ser
uma vaca que não seja nem velha, nem nova, de meiaidade.
Fazei, pois, o que vos é ordenado.
69 Disseram: Roga ao teu Senhor, para que nos indique a
cor dela. Tornou a explicar: Ele diz que tem de ser uma
vaca de cor jalne que agrade os observadores.
70 Disseram: Roga ao teu Senhor para que nos indique
como deve ser, uma vez que todo bovino nos parece igual
e, se a Deus aprouver, seremos guiados.
71 Disse-lhes: Ele diz que tem de ser uma vaca mansa,
não treinada para labor da terra ou para rega dos campos;
sem defeitos, sem manchas. Disseram: Agora falaste a
verdade. E a sacrificaram, ainda que pouco faltasse para
que não o fizessem.
72 E de quando assassinastes um ser e disputastes a
respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto
ocultáveis.(26)
73 Então ordenamos: Golpeai-o (o morto), com um pedaço
dela (rês sacrificada). Assim Deus ressuscita os mortos
vos manifesta os seu sinais, para que raciocineis.(27)
74 Apesar disso os vossos corações se endurecem; são
como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas
brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há
ainda outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas
Deus não está desatento a tudo quanto fazeis.

75 Aspirais, acaso, a que os judeus creiam em vós, sendo
que alguns deles escutavam as palavras de Deus e, depois
de as terem compreendido, alteravam-nas
conscientemente?
76 Quando se encontram(28)
com os fiéis, declaram:
Cremos! Porém, quando se reúnem entre si, dizem:
Relatar-lhes-eis o que Deus vos revelou para que, com
isso, vos refutem perante o vosso Senhor? Não
raciocinais?
77 Ignoram, acaso, que Deus sabe tanto o que ocultam,
como o que manifestam?
78 Entre eles há iletrados que não compreendem o Livro, a
não ser segundo os seus desejos, e não fazem mais do
que conjecturar.
79 Ai daqueles que copiam o Livro, (alterando-o) com as
suas mãos, e então dizem: Isto emana de Deus, para
negociá-lo a vil preço. Ai deles, pelo que as suas mãos
escreveram! E ai deles, pelo que lucraram!
80 E asseveram: O fogo não vos atormentará, senão por
dias contados. Pergunta-lhes: Recebestes, acaso, de Deus
um compromisso? Pois sabei que Deus jamais quebra o
Seu compromisso. Ou dizeis de Deus o que ignorais?
81 Qual! Aqueles que lucram por meio de um mal e estão
envolvidos por suas faltas serão os condenados ao inferno,
no qual permanecerão eternamente.
82 Os fiéis, que praticam o bem, serão os diletos do
Paraíso, onde morarão eternamente.
83 E de quando exigimos o compromisso dos israelitas(29)
,
ordenando-lhes: Não adoreis senão a Deus; tratai com
benevolência vossos pais e parentes, os órfãos e os
necessitados; falai ao próximo com doçura; observai a
oração e pagai o zakat. Porém, vós renegastes
desdenhosamente, salvo um pequeno número entre vós.
84 E de quando exigimos nosso compromisso, ordenandovos:
Não derrameis o vosso sangue, nem vos expulseis
reciprocamente de vossas casas; logo o confirmastes e
testemunhastes.
85 No entanto, vede o que fazeis: estais vos matando;
expulsais das vossas casas alguns de vós, contra quem
demonstrais injustiça e transgressão; e quando os fazeis
prisioneiros, pedis resgate por eles, apesar de saberdes
que vos era proibido bani-los. Credes, acaso, em uma
parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós,
tal cometem, não receberão, em troca, senão aviltamento,
na vida terrena e, no Dia da Ressurreição, serão
submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não está
desatento em relação a tudo quanto fazeis.
86 São aqueles que negociaram a vida futura pela vida
terrena; a esses não lhes será atenuado o castigo, nem
serão socorridos.
87 Concedemos o Livro a Moisés, e depois dele enviamos
muitos mensageiros, e concedemos a Jesus, filho de
Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da
Santidade(30)
. Cada vez que vos era apresentado um
mensageiro, contrário aos vossos interesses, vós vos
ensoberbecíeis! Desmentíeis uns e assassináveis outros.
88 Disseram: Nossos corações são insensíveis!(31)
Qual!
Deus os amaldiçoou por sua incredulidade. Quão pouco
acreditam!
89 Quando, da parte de Deus, lhes chegou um Livro
(Alcorão), corroborante do seu – apesar de antes terem
implorado a vitória sobre os incrédulos – quando lhes
chegou o que sabiam, negaram-no. Que a maldição de
Deus caia sobre os ímpios!
90 A que vil preço se venderam, ao renegarem o que Deus
tinha revelado! Fizeram-no injustamente, inconformados de
que Deus revelasse a Sua graça a quem Lhe aprouvesse,
dentre os Seus servos. Assim, atraíram sobre si
abominação após abominação. Os incrédulos sofrerão um
castigo afrontoso.
91 Quando lhes é dito: Crede no que Deus revelou! Dizem:
Cremos no que nos foi revelado. E rejeitam o que está
além disso (Alcorão), embora seja a verdade corroborante
da que já tinham. Dize-lhes: Por que, então, assassinastes
os profetas de Deus, se éreis fiéis?
92 Já Moisés vos havia apresentado as evidências e, em
sua ausência, adorastes o bezerro, condenando-vos.
93 E quando aceitamos o vosso compromisso e elevamos
o Monte acima de vós, dizendo-vos: Recebei com firmeza
tudo quanto vos concedermos e escutai!, disseram: Já
escutamos, porém nos rebelamos! E, por sua
incredulidade, imbuíram(32)
os seus corações com a
adoração do bezerro. Dize-lhes: Quão detestáveis é o que
vossa crença vos inspira, se é que sois fiéis!
94 Dize-lhes: “Se a última morada, ao lado de Deus, é
exclusivamente vossa em detrimento dos demais, desejai
então a morte, se estiverdes certos.”
95 Porém, jamais a desejariam, por causa do que
cometeram as suas mãos; e Deu bem conhece os iníquos.
96 Tu os acharás mais ávidos de viver do que ninguém,
muito mais do que os idólatras, pois cada um deles
desejaria viver mil anos; porém, ainda que vivessem tanto,
isso não os livraria do castigo, porque Deus bem vê tudo
quanto fazem.
97 Dize-lhes Quem for inimigo(33)
de Gabriel, saiba que ele,
com o beneplácito de Deus, impregnou-te (o Alcorão) no
coração, para corroborar o que foi revelado antes; é
orientação e alvíssaras de boas novas para os fiéis.
98 Quem for inimigo de Deus, de Seus anjos, dos Seus
mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é
adversário dos incrédulos.
99 Revelamos-te lúcidos versículos e ninguém ousará
negá-los, senão os depravados.
100 Será possível que, cada vez que contraem um
compromisso, haja entre eles um grupo que o quebre? Em
verdade, a maioria não crê.
101 E quando lhes foi apresentado um Mensageiro
(Mohammad) de Deus, que corroborou o que já possuíam,
alguns dos adeptos do Livro (os judeus) atiraram às costas
o Livro de Deus, como se não o conhecessem.
102 E seguiram o que os demônios apregoavam, acerca
do Reinado de Salomão. Porém, Salomão nunca foi
incrédulo, outrossim foram os demônios que incorreram na
incredulidade. Ensinaram aos homens a magia e o que foi
revelado aos dois anjos, Harut e Marut(34)
, na Babilônia.
Ambos, a ninguém instruíram, se quem dissessem: Somos
tão somente uma prova; não vos torneis incrédulos!
Porém, os homens aprendiam de ambos como desunir o
marido da sua esposa. Mas, com isso não podiam
prejudicar ninguém, a não ser com a anuência de Deus. Os
homens aprendiam o que lhes era prejudicial e não o que
lhes era benéfico, sabendo que aquele que assim agisse,
jamais participaria da ventura da outra vida. A que vil preço
se venderam! Se soubessem…
103 Todavia, se tivessem acreditado, e temido, teriam
obtido a melhor recompensa de Deus. Se o soubessem!…
104 Ó fiéis, não digais (ao Profeta Mohammad): “Raina”(35)
,
outrossim dizei: “Arzurna” e escutai. Sabei que os
incrédulos sofrerão um doloroso castigo.
105 Aos incrédulos, dentre os adeptos do Livro, e aos
idólatras, agradaria que não vos fosse enviada nenhuma
mercê do vosso Senhor; mas Deus outorga a Sua
Clemência exclusivamente a quem Lhe apraz, porque é
Agraciante por excelência.
106 Não ab-rogamos nenhum versículo(36)
, nem fazemos
com que seja esquecido (por ti), sem substituí-lo por outro
melhor ou semelhante. Ignoras, por acaso, que Deus é
Onipotente?
107 Porventura, não sabes que a Deus pertence o reino
dos céus e da terra e que, além de Deus, (vós) não tereis
outro protetor, nem defensor?
108 Pretendeis interrogar o vosso Mensageiro, como
anteriormente foi interrogado Moisés? (Sabei que) aquele
que permuta a fé pela incredulidade desvia-se da
verdadeira senda.
109 Muitos dos adeptos do Livro, por inveja, desejariam
fazer-vos voltar à incredulidade, depois de terdes
acreditado, apesar de lhes ter sido evidenciada a verdade.
Tolerai e perdoai,(37)
até que Deus faça cumprir os Seus
desígnios, porque Deus é Onipotente.
110 Observai a oração, pagai o zakat e sabei que todo o
bem que apresentardes para vós mesmo, encontrareis em
Deus, porque Ele bem vê tudo quando fazeis.
111 Disseram: Ninguém entrará no Paraíso, a não ser que
seja judeu ou cristão. Tais são as suas idéias fictícias.
Dize-lhes: Mostrai vossa prova se estiverdes certos.
112 Qual! Aqueles que se submeteram a Deus e são
caritativos obterão recompensa, em seu Senhor, e não
serão presas do temor, nem se atribularão.
113 Os judeus dizem: Os cristãos não têm em que se
apoiar! E os cristãos dizem: O judeus não têm em que se
apoiar!, apesar de ambos lerem o Livro. Assim também os
néscios dizem coisas semelhantes. Porém, Deus julgará
entre eles, quanto às suas divergências, no Dia da
Ressurreição.
114 Haverá alguém mais iníquo do que aquele que
impede(38)
que o nome de Deus seja celebrado em
santuários e se esforça por destruí-los? Estes não
deveriam adentrá-los senão, temerosos; sobre eles recairá,
pois, o aviltamento deste mundo e, no outro, sofrerão um
severo castigo.
115 Tanto o levante como o poente pertencem a Deus e,
aonde quer que vos dirijais, notareis o Seus Rosto(39)
,
porque Deus é Munificente, Sapientíssimo.
116 Dizem (os cristãos): Deus adotou um filho! Glorificado
seja! Pois a Deus pertence tudo quanto existe nos céus e
na terra, e tudo está consagrado a Ele(40)
.
117 Ele é o Originador dos céus e da terra e, quando
decreta algo, basta-Lhe dizer: “Seja!” e ele é.
118 Os néscios dizem: “Por que Deus não fala conosco, ou
nos apresenta um sinal?” Assim falaram, com as mesmas
palavras, os seus antepassados, porque os seus corações
se assemelham aos deles.
120 Nem os judeus, nem os cristãos, jamais estão
satisfeitos contigo, a menos que abraces os seus credos.
Dize-lhes: “Por certo que a orientação de Deus é a
Orientação!” Se te renderes aos seus desejos, depois de te
Ter chegado o conhecimento, fica sabendo que não terás,
em Deus, Protetor, nem Defensor.
121 Aqueles a quem concedemos o Livro recitam-no como
ele deve ser recitado. São os que acreditam nele; porém,
aqueles que o negarem serão desventurados.
122 Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês com as
quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos
contemporâneos.
123 E temei o dia em que nenhuma alma poderá advogar
por outra alma, nem lhe será aceita compensação, nem lhe
será admitida intercessão alguma, nem ninguém será
socorrido.
124 E quando o seu Senhor pôs à prova Abraão, com
certos mandamentos, que ele observou, disse-lhe:
“Designar-te-ei Imam(41)
dos homens.” (Abraão) perguntou:
E também o serão os meus descendentes? Respondeulhe:
Minha promessa não alcançará os iníquos.
125 Lembrai-vos que estabelecemos a Casa(42)
, para o
congresso e local de segurança para a humanidade: Adotai
a Estância de Abraão por oratório. E estipulamos a Abraão
e a Ismael, dizendo-lhes: “Purificai Minha Casa, para os
circundantes (da Caaba), os retraídos, os que genuflectem
e se prostram(43)
.
126 E quando Abraão implorou: Ó senhor meu, faze com
que esta cidade seja de paz, e agracia com frutos(44)
os
seus habitantes que crêem em Deus e no Dia do Juízo
Final! Deus respondeu: Quanto aos incrédulos dar-lhe-ei
um desfrutar transitório e depois os condenarei ao
tormento infernal. Que funesto destino!
127 E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da
Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois
Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo.
128 Ó Senhor nosso, permite que nos submetamos a Ti e
que surja, da nossa descendência, uma nação submissa à
Tua vontade. Ensina-nos os nossos ritos e absolve-nos,
pois Tu é o Remissório, o Misericordiosíssimo.
129 Ó Senhor nosso, faze surgir, dentre eles, um
Mensageiro, que lhes transmita as Tuas leis e lhes ensine
o Livro, e a sabedoria, e os purifique, pois Tu és o
Poderoso, o Prudentíssimo.
130 E quem rejeitaria o credo de Abraão, a não ser o
insensato? Já o escolhemos (Abraão), neste mundo e, no
outro, contrar-se-á entre os virtuosos.
131 E quando o seu Senhor lhe disse: Submete-te a Mim!,
respondeu: Eis que me submeto ao Senhor do Universo!
132 Abraão legou esta crença aos seus filhos, e Jacó aos
seus, dizendo-lhes: Ó filhos meus, Deus vos legou esta
religião; apegai-nos a ela, e não morrais sem serdes
submissos (a Deus).
133 Estáveis, acaso, presentes,(45)
quando a morte se
apresentou a Jacó, que perguntou aos seus filhos: Que
adorareis após a minha morte? Responderam-lhe:
Adoraremos a teu Deus e o de teus pais: Abraão, Ismael e
Isaac; o Deus Único, a Quem nos submetemos.
134 Aquela é uma nação que já passou; colherá o que
mereceu e vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
135 Disseram: Sede judeus ou cristãos, que estareis bem
iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de
Abraão, o monoteísta(46)
, que jamais se contou entre os
idólatras.
136 Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido
revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac,
a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a
Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não
fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos(47)
a Ele.
137 Se crerem no que vós credes, iluminar-se-ão; se se
recusarem, estarão em cisma(48)
. Deus ser-vos-á suficiente
contra eles, e Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.
138 Eis aqui a religião(49)
de Deus! Quem melhor que Deus
para designar uma religião? Somente a Ele adoramos!
139 Pergunta-lhes: Discutireis conosco sobre Deus.
Apesar de ser o nosso e o vosso Senhor? Somos
responsáveis por nossas ações assim como vós por
vossas, e somos sinceros para com Ele.
140 Podeis acaso, afirmar que Abraão, Ismael, Isaac, Jacó
e as tribos eram judeus ou cristãos? Dize: Acaso, sois mais
sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais iníquo do
que aquele que oculta um testemunho recebido de Deus?
Sabei que Deus não está desatento a quanto fazeis.
141 Aquela é uma nação que já passou; colherá o que
mereceu vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
142 Os néscios dentre os humanos perguntarão: Que foi
que os desviou de sua tradicional quibla(50)
? Dize-lhes: Só
a Deus pertencem o levante e o poente. Ele encaminhará à
senda reta a quem Lhe apraz.
143 E, deste modo, (ó muçulmanos), contribuímo-vos em
uma nação de centro(51)
, para que sejais, testemunhas da
humanidade, assim como o Mensageiro e será para vós.
Nós não estabelecemos a quibla que tu (ó Mohammad)
seguis, senão para distinguir aqueles que seguem o
Mensageiro, daqueles que desertam, ainda que tal
mudança seja penosa, salvo para os que Deus orienta. E
Deus jamais anularia vossa obra, porque é Compassivo e
Misericordiosíssimo para a humanidade.
144 Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu(52)
;
portanto, orientar-te-emos até a quibla que te satisfaça.
Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada
Mesquita (de Makka)! E vós (crentes), onde quer que vos
encontreis, orientai vossos rosto até ela. Aqueles que
receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de
seu Senhor; e Deus não está desatento a quanto fazem.
145 Ainda que apresentes qualquer espécie de sinal ante
aqueles que receberam o Livro, jamais adotarão tua quibla
nem tu adotarás a deles; nem tampouco eles seguirão a
quibla de cada um mutuamente. Se te rendesses aos seus
desejos, apesar do conhecimento que tens recebido,
contar-te-ias entre os iníquos.
146 Aqueles a quem concedemos o Livro, conhecem-no
como conhecem a seus próprios filhos, se bem que alguns
deles ocultam a verdade, sabendo-a.
147 (Esta é a) Verdade emanada de teu Senhor. Não sejas
dos que dela duvidam!
148 Cada qual tem um objetivo traçado por Ele. Empenhaivos
na prática das boas Ações, porquanto, onde quer que
vos acheis, Deus vos fará comparecer, a todos, perante
Ele, porque Deus é Onipotente.
149 Aonde quer que te dirijas (ó Mohammad), orienta teu
rosto para a Sagrada Mesquita, porque isto é a verdade do
teu Senhor e Deus não está desatento a quanto fazeis.
150 Aonde quer que te dirijas, orienta teu rosto para a
Sagrada Mesquita. Onde quer que estejais (ó
muçulmanos), voltai vossos rostos na direção dela, para
que ninguém, salvo os iníquos, tenha argumento com que
refutar-vos. Não temais! Temei a Mim, a fim de que Eu vos
agracie com Minhas mercês, para que vos ilumineis.
151 Assim também escolhemos(53)
, dentre vós, um
Mensageiro de vossa raça para vos recitar Nossos
versículos, purificar-vos, ensinar-vos o Livro e a sabedoria,
bem como tudo quanto ignorais.
152 Recordai-vos(54)
de Mim, que Eu Me recordarei de vós.
Agradecei-Me e não Me sejais ingratos!
153 Ó fiéis, amparai-vos na perseverança e na oração,
porque Deus está com os perseverantes.
154 E não digais que estão mortos aqueles que
sucumbiram(55)
pela causa de Deus. Ao contrário, estão
vivos, porém vós não percebeis isso.
155 Certamente que vos poremos à prova mediante o
temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos.

Mas tu (ó Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos
perseverantes –
156 Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem:
Somos de Deus e a Ele retornaremos –
157 Estes serão cobertos pelas bênçãos e pela
misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem
encaminhados.
158 As colinas de Assafa e Almarwa(56)
fazem parte dos
rituais de Deus e, quem peregrinar à Casa(57)
, ou cumprir a
‘umra(58)
, não cometerá pecado algum em percorrer a
distância entre elas. Quem fizer espontaneamente além do
que for obrigatório, saiba que Deus é Retribuidor,
Sapientíssimo.
159 Aqueles que ocultam as evidências e a Orientação que
revelamos, depois de as havermos elucidado aos
humanos, no Livro, serão malditos por Deus e pelos
imprecadores(59)
,
160 Salvo os que se arrependeram, emendaram-se e
declararam (a verdade); a estes absolveremos porque
somos o Remissório, o Misericordiosíssimo.
161 Sobre os incrédulos, que morrem na incredulidade,
cairá a maldição de Deus, dos anjos e de toda
humanidade.
162 Que pesará sobre eles eternamente(60)
. O castigo não
lhes será atenuado, nem lhes será dado prazo algum.
163 Vosso Deus e Um só. Não há mais divindade além
d’Ele, o Clemente, o Misericordiosíssimo(61)
.
164 Na criação dos céus e da terra; na alteração do dia e
da noite; nos navios que singram o mar para o benefício do
homem; na água que Deus envia do céu, com a qual
vivifica a terra, depois de haver sido árida e onde
disseminou toda a espécie animal; na mudança dos
ventos; nas nuvens submetidas entre o céus e a terra,
(nisso tudo) há sinais para os sensatos(62)
.
165 Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de
Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a
Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se
os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão)
quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o
poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo.
166 Então, os chefes negarão os seus prosélitos, virão o
tormento e romper-se-ão os vínculos que os uniam.
167 E os prosélitos dirão: Ah, se pudéssemos voltar (à
terra), repudiá-los-íamos como eles nos repudiaram! Assim
Deus lhes demostrará que suas ações são a causa de
seus lamentos, e jamais se salvarão do fogo infernal.
168 Ó humanos, desfrutai de todo o lícito(63)
e do que a
terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás,
porque é vosso inimigo declarado.
169 Ele só vos induz ao mal e à obscenidade e a que
digais de Deus o que ignorais.
170 Quando lhes é dito: Segui o que Deus revelou! Dizem:
Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais! Segui-lasiam
ainda que seus pais fossem destituídos de
compreensão e orientação?
171 O exemplo de quem exorta os incrédulos é
semelhante ao daquele que chama as bestas, as quais não
ouvem senão gritos e vozerios. São surdos, mudos, cegos,
porque são insensatos.
172 Ó fiéis, desfrutai de todo o bem com que vos
agraciamos e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.
173 Ele só vos vedou a carniça(64)
, o sangue, a carne de
suíno e tudo o que for sacrificado sob invocação de outro
nome que não seja de Deus(65)
. Porém, quem, sem
intenção nem abuso, for impelido a isso, não será
recriminado, porque Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
174 Aqueles que ocultam o que Deus revelou no Livro, e o
negociam a vil preço, não saciarão suas entranhas senão
com fogo infernal. Deus não lhes falará no Dia da
Ressurreição nem dos purificará, e sofrerão um doloroso
castigo.
175 São aqueles que trocam a Orientação pelo extravio, e
o perdão pelo castigo. Que resistência haverão de ter
suportar o fogo infernal!
176 Isso, porque Deus revelou o Livro com a verdade e
aqueles que disputaram sobre ele incorreram em profundo
cisma.
177 A virtude não consiste só em que orientais vossos
rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é
a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos,
no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em
caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos,
necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos
(escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o
zakat, cumprem os compromissos contraídos, são
pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os
combates, esses são os verazes, e esses são os tementes
(a Deus).
178 Ó fiéis, está-vos preceituado o talião(66)
para o
homicídio(67)
: livre por livre, escravo por escravo, mulher
por mulher. Mas, se o irmão do morto perdoar o
assassino,(68)
devereis indenizá-lo espontânea e
voluntariamente. Isso é uma mitigação e misericórdia de
vosso Senhor. Mas quem vingar-se, depois disso, sofrerá
um doloroso castigo.
179 Tendes, no talião, a segurança da vida, ó sensatos,
para que vos refreeis.
180 Está-vos prescrito que quando a morte se apresentar a
algum de vós, se deixar bens, que faça testamento
eqüitativo em favor de seus pais e parentes; este é um
dever dos que temem a Deus.
181 E aqueles que o alterarem, depois de o haverem
ouvido, estarão cometendo (grave) delito. Sabeis que Deus
é Onipotente, Sapientíssimo.
182 Mas quem, suspeitando parcialmente ou injustiça(69)
da
parte do testador, emendar o testamento para reconciliar
as partes, não será recriminado porque Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
183 Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi
prescrito(70)
a vossos antepassados, para que temais a
Deus.
184 Jejuareis(71)
determinados dias; porém, quem de vós
não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem(72)
,
jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à
custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a
quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado;
porém, quem se empenhar em fazer além do que for
obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível
para vós, se quereis sabê-lo.
185 O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o
Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de
orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós
presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém,
quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o
mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e
não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e
glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe)
agradeçais.
186 Quando Meus servos te perguntarem de Mim, dizelhes
que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante
quando a Mim se dirigir. Que atendam o Meu apelo e que
creiam em Mim, a fim de que se encaminhem.
187 Está-vos permitido, nas noites de jejum, acercar-vos
de vossas mulheres, porque elas são vossas
vestimentas(73)
e vós o sois delas. Deus sabe o que vós
fazíeis secretamente; porém, absorveu-vos e vos indultou.
Acercai-vos agora delas e desfrutai do que Deus vos
prescreveu. Comei e bebei até à alvorada, quando
podereis distinguir o fio branco do fio negro. Retornai,
então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos acerqueis
delas enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais
são as normas de Deus; não as transgridais de modo
algum. Assim Deus ilucida os Seus versículos aos
humanos, a fim de que O temam.
188 Não consumais as vossas propriedades em vaidades,
nem as useis para subornar os juizes, a fim de vos
apropriardes ilegalmente, com conhecimento, de algo dos
bens alheios(74)
.
189 Interrogar-te-ão sobre os novilúnios(75)
. Dize-lhes:
Servem para auxiliar o homem no cômputo do tempo e no
conhecimento da época da peregrinação. A virtude não
consiste em que entreis nas casas pela porta traseira; a
verdadeira virtude é a de quem teme a Deus, para que
prospereis(76)
.
190 Combatei,(77)
pela causa de Deus, aqueles que vos
combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus
não estima os agressores.
191 Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de
onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave
do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da
Mesquita Sagrada(78)
, a menos que vos ataquem. Mas, se
ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos
incrédulos.
192 Porém, se desistirem, sabei que Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
193 E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer
a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá mais
hostilidades, senão contra os iníquos.
194 Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no
mesmo mês(79)
, e todas as profanações serão castigadas
com a pena de talião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da
mesma forma; porém, temei a Deus e sabei que Ele está
com os que O temem.
195 Fazei dispêndios(80)
pela causa de Deus, sem permitir
que as vossas mão contribuam para vossa destruição, e
praticai o bem, porque Deus aprecia os benfeitores.
196 E cumpri a peregrinação e a Umra(80-a)
, a serviço de
Deus. Porém, se fordes impedidos disso, dedicai uma
oferenda do que vos seja possível e não corteis os vossos
cabelos até que a oferenda tenha alcançado o lugar
destinado ao seu sacrifício. Quem de vós se encontrar
enfermo, ou sofrer de alguma infecção na cabeça, e a
raspar, redimir-se-á mediante o jejum, a caridade ou a
oferenda. Entretanto, em condição de paz, aquele que
realizar a Umra antes da peregrinação, deverá, terminada
esta, fazer uma oferenda daquilo que possa. E quem não
estiver em condições de fazê-lo, deverá jejuar três dias,
durante a peregrinação, e sete, depois do seu regresso,
totalizando dez dias. Esta penitência é para aquele que
não reside próximo ao recinto da Mesquita Sagrada. Temei
a Deus e sabei que é Severíssimo no castigo.
197 A peregrinação realiza em meses determinados(81)
.
Quem a empreender, deverá abster-se das relações
sexuais, da perversidade e da polémica. Tudo o que
fizerdes de bom Deus o saberá. Equipai-vos de provisões,
mas sabei que a melhor provisão é a devoção. Temei-Me,
pois, ó sensatos.
198 Não serei censurados se procurardes a graça do
vosso Senhor (durante a peregrinação). Quando descerdes
do monte Arafat, recordai-vos de Deus perante os
Monumento Sagrado(82)
e recordai-vos de como vos
iluminou, ainda quando éreis, antes disso, dos extraviados.
199 Descei, também, de onde descem(83)
os demais, e
implorai perdão de Deus, porque é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
200 Quando celebrardes os vossos ritos, recordai-vos de
Deus como vos recordar dos vosso pais(84)
, ou com mais
fervor. Entre os humanos há aqueles que dizem: “Ó
Senhor nosso, concede-nos o nosso bem-estar terreno!”
Porém,, não participarão da ventura da outra vida.
201 Outros dizem: “Ó Senhor nosso, concede-nos a graça
deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento
infernal!”
202 Estes, sim, lograrão a porção que tiverem merecido,
porque Deus é Destro em ajustar contas.
203 Recordai-vos de Deus em dias contados(85)
. Mas,
quem se apressar em (deixar o local) após dois dias, não
será recriminado; tampouco pecará aquele que se atrasar,
se for temente a Deus. Temei a Deus, pois, e sabei que
sereis reunidos perante Ele.
204 Entre os homens há aquele que, falando da vida
terrena, te encanta, invocando Deus por Testemunha de
tudo quanto encerra o seu coração embora seja o mais
encarniçado dos inimigos (d’Ele).
205 E quando se retira, eis que a sua intenção é percorrer
a terra para causar a corrupção, devastar as semeaduras e
o gado, mesmo sabendo que a Deus desgosta a
corrupção.
206 Quando lhe é dito que tema a Deus, apossa-se dele a
soberbia, induzindo-o ao pecado. Mas o inferno ser-lhe-á
suficiente castigo. Que funesta morada!
207 Entre os homens há também aquele que se sacrifica
para obter a complacência de Deus, porque Deus é
Compassivo para com os servos.
208 Ó fiéis, abraçai o Islam na sua totalidade e não sigais
os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado.
209 Porém se tropeçardes, depois de vos terem chegado
as evidências, sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
210 Aguardam eles que lhes venha o Próprio Deus, na
sombra dos cirros, juntamente com os anjos e, assim, tudo
esteja terminado? Sabei que todo retornará a Deus(86)
.
211 Pergunta aos israelitas(87)
quantos sinais evidentes
lhes temos mostrado. Mas quem deturpa conscientemente
as mercês de Deus, depois de lhas terem chegado, saiba
que Deus é Severíssimo no castigo(88)
.
212 Foi abrilhantada a vida terrena aos incrédulos e, por
isso, zombam dos fiéis; porém, os tementes prevalecerão
sobre eles no Dia da Ressurreição, porque Deus agracia
imensuravelmente quem Lhe apraz(89)
.
213 No princípio os povos constituíam uma só nação.
Então, Deus enviou os profetas como alvissareiros e
admoestadores e enviou, por eles, o Livro, com a verdade,
para dirimir as divergências a seu respeito, depois de lhes
terem chegado as evidências, por egoística contumácia.
Porém, Deus, com a Sua graça, orientou os fiéis para a
verdade quanto àquilo que é causa das suas divergências;
Deus encaminha quem Lhe apraz à senda reta.
214 Pretendeis, acaso, entrar no Paraíso, sem antes
terdes de passar pelo que passaram os vossos
antecessores? Açoitaram-nos a miséria e a adversidade,
que os abalaram profundamente, até que, mesmo o
Mensageiro e os fiéis, que com ele estavam, disseram:
Quando chegará o socorro de Deus? Acaso o socorro de
Deus não está próximo?
215 Perguntam-te que parte devem gastar (em caridade).
Dize-lhes: Toda a caridade que fizerdes, deve ser para os
pais, parentes, órfãos, necessitados e viajantes
(desamparados). E sabei que todo o bem que fizerdes,
Deus dele tomará consciência.
216 Está-vos prescrita a luta (pela causa de Deus), embora
o repudieis. É possível que repudieis algo que seja um
bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja
prejudicial; todavia, Deus sabe todo o bem que fizerdes,
Deus dele tomará consciência.
217 Quando te perguntarem se é lícito combater no mês
sagrado(90)
, dize-lhes: A luta durante este mês é um grave
pecado; porém, desviar os fiéis da senda de Deus, negá-
Lo, privar os demais da Mesquita Sagrada e expulsar dela
(Makka) os seus habitantes é mais grave ainda, aos olhos
de Deus, porque a perseguição é pior do que o homicídio.
Os incrédulos, enquanto puderem, não cessarão de vos
combater, até vos fazerem renunciar à vossa religião;
porém, aqueles dentre vós que renegarem a sua fé e
morrerem incrédulos tornarão as suas obras sem efeito,
neste mundo e no outro, e serão condenados ao inferno,
onde permanecerão eternamente.
218 Aqueles que creram, migraram e combateram pela
causa de Deus poderão esperar de Deus a misericórdia,
porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
219 Interrogam-te a respeito da bebida inebriante(91)
e do
jogo de azar HREF=”#92″>92); dize-lhes: Em ambos há
benefícios e malefícios para o homem; porém, os seus
malefícios são maiores do que os seus benefícios.
Perguntam-te o que devem gastar (em caridade). Dizelhes:
Gastai o que sobrar das vossas necessidades. Assim
Deus vos elucida os Seus versículos, a fim de que
mediteis,
220 Nesta vida e na outra. Consultar-te-ão a respeito dos
órfãos; dize-lhes: Fazer-lhes o bem é o melhor. E se
misturardes vossos assuntos com os deles, serão vossos
irmãos; sabei que Deus distingue o corrupto do benfeitor.
Porém, se Deus quisesse, Ter-vos-ia afligido, porque é
Poderoso, Prudentíssimo.
221 Não desposareis as idólatras até que elas se
convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma
idólatra, ainda que esta vos apraza(93)
. Tampouco
consintais no matrimônio das vossas filhas com os
idólatras, até que estes se tenham convertido, porque um
escravo fiel é preferível a um livre idólatra, ainda que este
vos apraza. Eles arrastam-vos para o fogo infernal; em
troca, Deus, com Sua benevolência, convoca-vos ao
Paraíso e ao perdão e elucida os Seus versículos aos
humanos, para que Dele recordem.
222 Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É
uma impureza(94)
. Abstende-vos, pois, das mulheres
durante a menstruação e não vos acerqueis delas até que
se purifiquem; quando estiverem purificadas, aproximai-vos
então delas, como Deus vos tem disposto, porque Ele
estima os que arrependem e cuidam da purificação.
223 Vossas mulheres são vossas semeaduras. Desfrutai,
pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém,
praticai boas obras antecipadamente, temei a Deus e sabei
que compareceis perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia
aos fiéis (a bem-aventurança).
224 Não tomeis (o nome de) Deus como desculpa, em
vosso juramento, para não serdes benevolentes, devotos e
reconciliardes os homens, porque Deus é Oniouvinte,
Sapientíssimo.
225 Deus não vos recriminará por vossos juramentos
involuntários(95)
; porém, responsabilizar-vos-á pelas
intenções dos vossos corações. Sabei que Deus é
Tolerante, Indulgentíssimo.
226 Aqueles que juram abster-se das suas mulheres
deverão aguardar um prazo de quatro meses. Porém, se
então voltarem a elas, saibam que Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
227 Mas se revolverem divorciar-se, saibam que Deus é
Oniouvinte, Sapientíssimo(96)
.
227 As divorciadas aguardarão três menstruação e, se
crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, não deverão
ocultar o que Deus criou em suas entranhas. E seus
esposos têm mais direito de as readmitir, se desejarem a
reconciliação(97)
, porque elas tem direitos equivalentes aos
seus deveres, embora os homens tenham um grau sobre
elas(98)
, porquanto Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
228 O divórcio revogável(99)
só poderá ser efetuado duas
vezes. Depois, tereis de conservá-las convosco
dignamente ou separar-vos com benevolência. Está-vos
vedado tirar-lhes algo de tudo quanto lhes haveis dotado, a
menos que ambos temam contrariar as leis de Deus(100)
.
Se temerdes (vós juizes) que ambos as contrariem, não
serão recriminados, se ela der algo pela vossa liberdade.
Tais são os limites de Deus, não os ultrapasseis, pois;
aqueles que os ultrapassarem serão iníquos.
229 Porém, se ele se divorciar irrevogavelmente dela,(101)
não lhe será permitido tomá-la de novo por esposa legal
até que se tenha casado com outro e também se tenha
divorciado deste; não serão censurados se se
reconciliarem, desde que sintam que poderão observar as
leis de Deus. Tais são os limites de Deus, que Ele elucida
para os sensatos.
230 Quando vos divorciardes(102)
das mulheres, ao terem
elas cumprido o seu período prefixado, tomai-as de volta
eqüitativamente, ou liberta-as eqüitativamente. Não as
tomeis de volta com o intuito de injuriá-las injustamente,
porque quem tal fizer condenar-se-á. Não zombeis dos
versículos de Deus e recordai-vos das Suas mercês para
convosco e de quanto vos revelou no Livro, com sabedoria,
mediante o qual vos exorta. Temei a Deus e sabei que
Deus é Onisciente.
231 Se vos divorciardes das mulheres, ao terem elas
cumprido o seu período prefixado, não as impeçais(103)
de
renovar a união com os seus antigos maridos, se ambos se
reconciliarem voluntariamente. Com isso se exorta a quem
dentre vós crê em Deus e no Dia do Juízo Final. Isso é
mais puro e mais virtuoso para vós, porque Deus sabe e
vós ignorais.
233 As mães (divorciadas) amamentarão os seus filhos
durante dois anos inteiros, aos quais desejarem completar
a lactação, devendo o pai mantê-las e vesti-las
eqüitativamente. Ninguém é obrigado a fazer mais do que
está ao seu alcance. Nenhuma mãe será prejudicada por
causa do seu filho, nem tampouco o pai, pelo seu. O
herdeiro do pai tem as mesmas obrigações; porém, se
ambos, de comum acordo e consulta mútua, desejarem a
desmama antes do prazo estabelecido, são serão
recriminados. Se preferirdes tomar uma ama para os
vossos filhos, não sereis recriminados, sempre que
pagueis, estritamente, o que tiverdes prometido. Temei a
Deus e sabe que Ele vê tudo quanto fazeis.
234 Quanto àqueles, dentre vós, que falecerem e deixarem
viúvas, estas deverão aguardar quatro meses e dez
dias(104)
. Ao cumprirem o período prefixado, não sereis
responsáveis por tudo quanto fizerem honestamente das
suas pessoas, porque Deus está bem inteirado de tudo
quanto fazeis.
235 Tampouco sereis censurados se fizerdes alusão a
uma proposta de casamento e estas mulheres, ou
pensardes em fazê-lo. Deus bem sabe que vos importais
com elas; porém, não vos declareis a elas
indecorosamente; fazei-o em termos honestos e não
decidais sobre o contrato matrimonial até que haja
transcorrido o período prescrito; sabei que Deus conhece
tudo quanto ensejais. Temei-O, pois, e sabeis que Ele é
Tolerante, Indulgentíssimo.
236 Não sereis recriminados se vos divorciardes das
vossas mulheres antes de as haverdes tocado ou fixado o
dote; porém, concedei-lhes um presente; rico, segundo as
suas posses, e o pobre, segundo as suas, porque
conceder esse presente é obrigação dos benfeitores.
237 E se vos divorciardes delas antes de as haverdes
tocado, tendo fixado o dote, corresponder-lhes-á a metade
do que lhes tiverdes fixado, a menos que, ou elas abram
mão (disso)(105)
, ou faça quem tiver o contrato matrimonial
em seu poder(106)
. Sabei que o perdão está mais próximo
da virtude e não esqueçais da liberalidade entre vós,
porque Deus bem vê tudo quanto fazeis.
238 Observai as orações, especialmente as
intermediárias,(107)
e consagrai-vos fervorosamente a Deus.
239 Se estiverdes em perigo, orai andando ou cavalgando;
porém, quando estiverdes seguros, invocai Deus, tal como
Ele vos ensinou o que não sabíeis.
240 Quanto àqueles, dentre vós, que faleceram e deixarem
viúvas, a elas deixarão um legado para o seu sustento
durante um ano, sem que sejam forçadas a abandonar
suas casas. Porém, se elas voluntariamente as
abandonarem, não sereis responsáveis pelo que fizerem,
moderadamente, de si mesmas, porque Deus é Poderoso,
Prudentíssimo.
241 Proporcionar o necessário às divorciadas (para sua
manutenção)é um dever dos tementes.
242 Assim Deus vos elucida os Seus versículos para que
raciocineis.
243 Não reparastes naqueles que, aos milhares, fugiram
das suas casas por temor à morte? Deus lhes disse:
Morrei! Depois os ressuscitou, porque é Agraciante para
com os humanos; contudo a maioria não Lhe agradece.
244 Combatei pela causa de Deus e sabei que Ele é
Oniouvinte, Sapientíssimo(108)
.
245 Quem estaria disposto a emprestar a Deus,
espontaneamente, para que Ele se multiplique
infinitamente? Deus restringe ou prodigaliza a Sua graça, e
a Ele retornareis.
246 Não reparastes (ó Mohammad) nos líderes dos
israelitas que, depois da morte de Moisés(109)
, disseram ao
seu profeta: Designa-nos um rei, para combatermos pela
causa de Deus. E ele perguntou: Seria possível que não
combatêsseis quando vos fosse imposta a luta? Disseram:
E que escusa teríamos para não combater pela causa de
Deus, já que fomos expulsos dos nossos lares e afastados
dos nossos filhos? Porém, quando lhes foi ordenado o
combate, quase todos o recusaram, menos uns poucos
deles. Deus bem conhece os iníquos.
247 Então, seu profeta lhes disse: Deus vos designou
Talut(110)
por rei. Disseram: Como poderá ele impor a sua
autoridade sobre nós, uma vez que temos mais direto do
que ele à autoridade, e já que ele nem sequer foi agraciado
com bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo que Deus o
elegeu sobre vós, concedendo-lhe superioridade física e
moral. Deus concede a Sua autoridade a que Lhe apraz, e
é Magnificente, Sapientíssimo.
248 E o seu profeta voltou a dizer: O sinal da sua
autoridade consistirá em que vos chegará a Arca da
Aliança(111)
, conduzida por anjos, contendo a paz do vosso
Senhor e algumas relíquias, legadas pela família de
Moisés e de Aarão. Nisso terei um sinal, se sois fiéis.
249 Quando Saul partiu com o seu exército, disse: É certo
que Deus vos provará, por meio de um rio. Sabei que
quem nele se saciar não será dos meus; sê-lo-á quem não
tomar de suas águas mais do que couber na concavidade
da sua mão. Quase todos se saciaram, menos uns tantos.
Quando ele e os fiéis atravessaram o rio, (alguns)
disseram: Hoje não podemos com Golias e com seu
exército. Porém, aqueles que creram que deveriam
encontrar Deus disseram: Quantas vezes um pequeno
grupo venceu outro mais numeroso, pela vontade de Deus,
porquanto Deus está com os perseverantes!
250 E quanto se defrontaram com Golias e com o seu
exército, disseram: Ó Senhor nosso, infunde-nos
constância, firma os nossos passos e concede-nos a vitória
sobre o povo incrédulo!
251 E com a vontade de Deus os derrotaram; Davi matou
Golias(112)
e Deus lhe outorgou o pod
ensinou tudo quanto Lhe aprouve. Se Deus não contivesse
aos seres humanos, uns, em relação aos outros, a terra se
corromperia; porém, Ele é Agraciante para com a (Está
incompleto no Alcorão)
252 Tais são os versículos de Deus que realmente te
ditamos, porque és um dos mensageiros.
253 De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre
eles, se encontram aqueles a quem Deus falou, e aqueles
que elevou em dignidade. E concedemos a Jesus, filho de
Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da
Santidade. Se Deus quisesse, aqueles que os sucederam
não teriam combatido entre si, depois de lhes terem
chegado as evidências. Mas discordaram entre si; uns
acreditaram e outros negaram. Se Deus quisesse, não
teriam digladiado; porém, Deus dispõe como quer.
254 Ó fiéis, fazei caridade com aquilo com que vos
agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá
barganha, amizade, nem intercessão. Sabei que os
incrédulos são iníquos.
255 Deus(113)
! Não há mais divindade além d’Ele, Vivente,
Subsistente(114)
, a Quem jamais alcança a inatividade ou o
sono; d’Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem
poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele
conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos)
nada conhecem a Sua ciência(115)
, senão o que Ele
permite. O Seu Trono(116)
abrange os céus e a terra, cuja
preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.
256 Não há imposição quanto à religião(117)
, porque já se
destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e
crer em Deus, Ter-se-á apegado a um firme e
inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte,
Sapientíssimo.
257 Deus é o Protetor dos fiéis; é Quem os retira das
trevas e os transportam para a luz; ao contrário, os
incrédulos, cujos protetores são os sedutores, para que os
arrastam da luz, levando-os para as trevas, serão
condenados ao inferno onde permanecerão eternamente.
258 Não reparaste naquele que disputava com Abraão(118)
acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus concedido o
poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é Quem dá
a vida e a morte! retrucou: Eu também dou a vida e a
morte. Abraão disse: Deus faz sair o sol do Oriente, faze-o
tu sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido,
porque Deus não ilumina os iníquos.(119)
259 Tampouco reparastes naquele que passou por uma
cidade em ruínas(120)
e conjecturou: Como poderá Deus
ressuscitá-la depois de sua morte? Deus o manteve morto
durante cem anos; depois o ressuscitou e lhe perguntou:
Quanto tempo permaneceste assim? Respondeu:
Permaneci um dia ou parte dele. Disse-lhe: Qual!
Permaneceste cem anos. Observa a tua comida e a tua
bebida; constata que ainda não se deterioraram. Agora
observa teu asno (não resta dele mais do que a ossada);
isto é para fazer de ti um exemplo para os humanos.
Observa como dispomos os seus ossos e em seguida os
revestimos de carne. Diante da evidência, exclamou:
Reconheço que Deus é Onipotente!
260 E de quando Abraão implorou: Ó Senhor meu, mostrame
como ressuscitas os mortos; disse-lhe Deus: Acaso,
ainda não crês? Afirmou: Sim, porém, faze-o, para a
tranqüilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro
pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma
parte deles(121)
sobre cada montanha; chama-os, em
seguida, que virão, velozmente, até ti; e sabe que Deus é
Poderoso, Prudentíssimo.
261 O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela
causa de Deus é como o de um grão que produz sete
espigas, contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica
mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente,
Sapientíssimo.
262 Aqueles que gastam os bens pela causa de Deus, sem
acompanhar a sua caridade com exprobação ou agravos,
terão a sua recompensa ao lado do Senhor e não serão
presas do temor, nem se atribularão.
263 Uma palavra cordial e uma indulgência são preferíveis
à caridade seguida de agravos, porque Deus é, por Si,
Tolerante, Opulentíssimo.
264 Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com
exprobação ou agravos como aquele que gasta os seus
bens, por ostentação, diante das pessoas que não crê em
Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é
semelhante ao de uma rocha coberta por terra que, ao ser
atingida por um aguaceiro,(122)
fica a descoberto. Em nada
se beneficiará, de tudo quanto fizer, porque Deus não
ilumina os incrédulos.
265 Por outra, o exemplo de quem gasta os seus bens
espontaneamente, aspirando à complacência de Deus
para fortalecer a sua alma, é como um pomar em uma
colina que, ao cair a chuva, tem os seus frutos duplicados;
quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E Deus
bem vê tudo quanto fazeis.
266 Desejaria algum de vós, possuindo um pomar(123)
cheio de tamareiras e videiras, abaixo das quais corressem
os rios, em que houvesse toda espécie de frutos, e
surpreendesse a velhice com filhos de tenra idade(124)
, que
o açoitasse e consumisse um furacão ignífero? Assim
Deus elucida os versículos, a fim de que mediteis.
267 Ó fiéis, contribuí com o que de melhor tiverdes
adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar da
terra, e não escolhais o pior para fazerdes caridade, sendo
que vós não aceitaríeis para vós mesmos, a não ser com
os olhos fechados. Sabei que Deus é, por Si, Opulento,
Laudabilíssimo.
268 Satanás vos atemoriza com a miséria e vos induz à
obscenidade; por outro lado, Deus vos promete a Sua
indulgência e a Sua graça(125)
, porque é Munificente,
Sapientíssimo.
269 Ele concede sabedoria a quem Lhe apraz, e todo
aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá logrado
um imenso bem; porém, salvo os sensatos, ninguém o
compreende.
270 De cada caridade que dispensais e de cada promessa
que fazeis, Deus o sabe; sabei que os iníquos jamais terão
protetores.
271 Se fizerdes caridade abertamente, quão louvável será!
Porém, se a fizerdes, dando aos pobres dissimuladamente,
será preferível para vós, e isso vos absolverá de alguns
dos vossos pecados, porque Deus está inteirado de tudo
quanto fazeis.
272 A ti (ó Mensageiro) não cabe guiá-los; porém, Deus
guia a quem Lhe apraz. Toda a caridade que fizerdes será
em vosso próprio benefício, e não pratiqueis boas ações
senão com a aspiração de agradardes a Deus. Sabei que
toda caridade que fizerdes vos será recompensada com
vantagem, e não sereis injustiçados.
273 (Concedei-a) aos que empobrecerem empenhados na
causa de Deus, que não podem se dar a negócios na terra,
e que o ignorante não os crê necessitados, porque são
reservados. Tu os reconhecerás por seus aspectos, porque
não mendigam impertinentemente. De toda a caridade que
fizerdes Deus saberá.
274 Aqueles que gastam dos seus bens, tanto de dia como
à noite, quer secreta, quer abertamente, obterão a sua
recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem
se atribularão.
275 Os que praticam a usura(126)
só serão ressuscitados
como aquele que foi perturbado por Satanás; isso, porque
disseram que a usura é o mesmo que o comércio(127)
; no
entanto, Deus consente o comércio e veda a usura. Mas,
quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e se
abstiver, será absolvido pelo passado, e seu julgamento só
caberá a Deus. Por outro lado, aqueles que reincidirem,
serão condenados ao inferno, onde permanecerão
eternamente.
276 Deus abomina a usura e multiplica a recompensa aos
caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador.
277 Os fiéis que praticarem o bem, observarem a oração e
pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e
não serão presas do temor, nem se atribularão.
278 Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o que ainda vos
resta da usura, se sois crentes!
279 Mas, se tal acatardes, esperai a hostilidade de Deus e
do Seu Mensageiro; porém, se vos arrependerdes,
reavereis apenas o vosso capital. Não defraudeis e não
sereis defraudados.
280 Se vosso devedor se achar em situação precária,
concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será
preferível para vós, se quereis saber.
281 E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que
cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada.
282 Ó fiéis, quando contrairdes uma dívida por tempo fixo,
documentai-a; e que um escriba, na vossa presença,
ponha-a fielmente por escrito(128)
; que nenhum escriba se
negue a escrever, como Deus lhe ensinou(129)
. Que o
devedor dite, e que tema a Deus, seu Senhor, e nada
omita dele (o contrato). Porém, se o devedor for insensato,
ou inapto, ou estiver incapacitado a ditar, que seu
procurador dite fielmente, por ele. Chamai duas
testemunhas masculinas de vossa preferência, a fim de
que, se uma delas se esquecer, a outra recordará. Que as
testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas.
Não desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou
grande, até ao seu vencimento. Este proceder é o mais
eqüitativo aos olhos de Deus, o mais válido para o
testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas.
Tratando-se de comércio determinado, feito de mão em
mão, não incorrereis em falta se não o documentardes.
Apelai para testemunhas quando mercadejardes, e que o
escriba e as testemunhas não seja coagidos; se os
coagirdes, cometereis delito. Temei a Deus e Ele vos
instruirá, porque é Onisciente(130)
.
283 Se estiverdes em viagem e não encontrardes um
escriba, deixareis um penhor resgatável(131)
; quando vos
confiardes reciprocamente, saiba, quem tiver recebido o
depósito(132)
, que deverá restituí-lo, temendo a Deus, seu
Senhor. Não vos negueis a prestar testemunho; saiba,

pois, quem o negar, que seu coração é nocivo. Deus sabe
o que fazeis.
284 A Deus pertence tudo quanto há nos céus e na terra.
Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Deus vo-lo
julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem
Lhe aprouver, porque é Onipotente.
285 O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor
e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus
Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção
entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e
obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor
nosso! A Ti será o retorno!
286 Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior
às suas forças(133)
. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver
feito e sofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso,
não nos condenes, se nos esquecermos ou nos
equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga,
como a que impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor
nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos
suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de
nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os
incrédulos!